Torres se torna a Capital Nacional do Balonismo

Lei nasceu de projeto que celebra a importância do Festival Internacional que ocorre na cidade do litoral Norte

Foto: Adriano Daka / Prefeitura de Torres / Rádio Guaíba

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.808/2024, que confere ao município de Torres o título de Capital Nacional do Balonismo. A iniciativa tem origem no Projeto de Lei nº 9073/2017, apresentado pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB), e celebra a importância do Festival Internacional de Balonismo para a cidade, considerado o maior da América Latina.

“Torres já estava competindo com outras cidades para ser a capital nacional do balonismo, que já possui uma trajetória de festivais e desde então se consagrou. Não poderia ser diferente, este ano a cidade vai contar com um novo selo além de ser a mais bela praia do Rio Grande do Sul”.

Em 2018 as obras de pavimentação no parque deixaram o local revitalizado para o melhor acesso do público com a construção do pavilhão principal de eventos e o pórtico da recepção dos visitantes. Além disso, o secretário destaca que o festival é fonte de renda, emprego e oportunidades para empresas e empreendedores por movimentar os setores hoteleiro, comercial e gastronômico. Ele afirma que o título faz com que a cidade tenha mais destaque e seja também uma atração importante e prestigiada por todos os brasileiros.

“Realizamos o evento há 33 anos com pilotos estrangeiros que participam. Nossa equipe esteve em Buenos Aires recentemente na maior feira internacional de turismo para comercializar os pontos turísticos da cidade de Torres entregando aos Argentinos o convite para o maior evento da américa latina”.

 

 

O parlamentar também fez menção ao vereador Gimi Vidal (PP), aos ex-vereadores Alessandro Bauer (MDB) e Tubarão (PSDB) e ao ex-secretário de Turismo Roniel Lummertz como atores essenciais na construção do projeto. “É uma conquista de muitas mãos”, conclui.

Em 2024, o Festival chega à sua 34ª edição e ocorre de 1º a 5 de maio. A programação inclui voos competitivos e recreativos, shows musicais, feira gastronômica, feira rural, exposições e atividades culturais. No último ano, 69 balões de ar quente disputaram o título de campeão da modalidade.