Começam as obras na Rua 24 Horas, do Cine Vitória, em Porto Alegre

Intervenções vão durar cerca de seis meses e terão um investimento de mais de R$ 435 mil

Foto: Maria Eduarda Fortes

O período de obras na travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, conhecida como Rua 24 Horas, teve início nesta segunda-feira, como parte do programa de requalificação do Centro Histórico, denominado Centro+. A prefeitura de Porto Alegre estima que as intervenções durarão cerca de seis meses, com um investimento superior a R$ 435 mil.

Localizada entre as Ruas dos Andradas e Andrade Neves, no Centro da Capital, a Rua 24 Horas abriga diversas lojas e o tradicional Cine Vitória, que retomou suas atividades em julho de 2023 após cinco anos desativado.

Ana Laura Moreira é funcionária de uma Tabacaria. Ela trabalha no local há três anos e afirma que viu o movimento na travessa cair consideravelmente com o passar do tempo. E um dos motivos seria o aumento dos alugueis pós-pandemia.

Ana avalia que o movimento no local vai sofrer ainda mais durante o período das obras, mas expressa otimismo em relação ao resultado final.

“Aqui é conhecido como um beco meio sujo, não cuidado, meio largado. Então as pessoas não passam tanto aqui como passavam antes. Antigamente as pessoas tiravam fotos aqui, hoje em dia ninguém passa. As pessoas acham que aqui está desativado, porque muitas lojas fecharam. E chove aqui como se chovesse na rua”, falou.

Funcionários de outra loja discutem a presença de pessoas em situação de rua na travessa e esperam que a revitalização atraia novos locatários para os espaços comerciais vazios.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), as obras serão realizadas em partes. O início será pela Andrade Neves e segue até a Rua dos Andradas .

A pavimentação utilizará as pedras removidas das obras do Quadrilátero Central. A lavagem das pedras, a análise e a divisão delas conforme a cor será executada pelo Grupo de Intervenção Rápida da prefeitura.

Os icônicos tijolos à vista da travessa passarão por um processo de recuperação, reforçando a preservação de seu aspecto tradicional. Além disso, serão corrigidos problemas em calhas e algerozes para garantir a funcionalidade do espaço revitalizado.

Também serão corrigidos problemas identificados em calhas e algerozes, para garantir a funcionalidade do espaço.