O governo Federal incia nesta semana os pagamentos do Bolsa Família, destinado para uma média em 2023 de 21,3 milhões de famílias carentes e de baixa renda, na quarta-feira, 18, seguindo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Contudo, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que foram cancelados aproximadamente 3,7 milhões neste final de semana.
O bloqueio do benefício da família do Bolsa Família, conforme o ministério, tem por efeito incentivar a família a esclarecer ou regularizar as situações, identificadas no monitoramento e acompanhamento familiar, que ensejaram o bloqueio do benefício; impedir a retirada de parcelas disponibilizadas que ainda não foram sacadas, até a regularização da situação identificada; e impedir a retirada de novas parcelas geradas para os meses posteriores, até a regularização da situação identificada.
Na semana passada, o Banco Mundial informou ao ministro que o conselho da instituição aprovou um empréstimo de US$ 300 milhões. O recurso, em forma de empréstimo, será aplicado no Programa Bolsa Família, sendo que a carta com a informação foi enviada na última quinta-feira, 11, mas a operação financeira precisa ser aprovada pelo Senado Federal.
- NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
- NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
- NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
- NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
- NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.