Prefeitura de Porto Alegre alerta população para casos de raiva em morcegos

Três casos foram identificados desde o começo do mês

Foto: Divulgação SMS/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou três casos de vírus da raiva em morcegos. Os animais foram coletados pela Equipe de Vigilância de Antropozoonoses nos bairros Cristal, Cidade Baixa e Guarujá. Neste ano, outros 25 já foram capturados, com resultados negativos. Conforme o Médico veterinário, chefe da equipe de vigilância de antropozoonoses, Marcelo Páscoa, é preciso que a população tenha cuidado e fique em alerta para casos de contato com morcegos.

“Em função do número que a gente recolheu de morcegos e a quantidade que já deu positivo é preciso que as pessoas tomem os devidos cuidados. É um número expressivo e nós vamos seguir monitorando esses casos”.

A secretaria alerta que o contato do morcego com animais de estimação ou humanos é considerado um acidente grave. Para proteger o animal doméstico da raiva, o tutor do pet deve vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente. Ainda conforme o veterinário, nos locais onde existem muitas ocorrências de morcegos, é preciso que as pessoas coloquem telas nas janelas e dificultem a entrada do animal dentro das casas.

“O ano passado nós fizemos o recolhimento de 163 morcegos e 7 deram positivo. Neste ano o percentual desde o dia 1 de janeiro, já é bem maior. É essencial que os casos sejam registrados corretamente e que caso alguém tenha contato que procure atendimento o mais rápido possível”.

Caso encontre algum morcego vivo ou morto o animal não deverá ser tocado. É preciso ligar para o 156 ou para o setor de Antropozoonoses no (51) 3289-2450 para orientações. Se possível, o morcego deve ser capturado sem ser tocado diretamente, e preso em ambiente fechado até que a equipe municipal realize o recolhimento. A notificação de suspeitas ou de acidentes permitirá medidas de prevenção, controle e monitoramento necessárias. A vacina contra a raiva está disponível nas unidades de saúde Tristeza e Modelo.