A plataforma Não Me Perturbe, sistema que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, encerrou o ano passado com com 12 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 974.902 de números em relação a 2022. Conforme dados da Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número equivale a 4,3% da base de 280,5 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.
Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas. Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.