Obras do viaduto Otávio Rocha avançam no Centro Histórico

Entrega estava prevista para maio, mas chuvas adiaram fim da revitalização

Foto: SMAP/Divulgação

A reforma do viaduto Otávio Rocha, segue sendo feita no Centro Histórico de Porto Alegre. Orçado em R$ 13,7 milhões, o projeto de restauração de um dos pontos turísticos da Capital prevê a recuperação, correção e conservação da estrutura. Além disso, também estão em andamento a instalação de pisos externos, instalações elétricas e hidráulicas.

Com construção do ano de 1928, o Viaduto Otávio Rocha recebeu até hoje apenas duas intervenções de recuperação que ocorreram em 1998 e 2010. A partir obras atuais, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI), e passará a atender aos critérios de acessibilidade. Conforme o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, a revitalização serve para qualificar a vida no centro histórico e melhorar o entorno para as pessoas que transitam pelo local.

“Nós já estamos com as escadarias praticamente concluídas junto com as lojas. A questão estrutural do local e o melhor aproveitamento da população daquela região são os principais pontos dessa obra. A avenida Borges de Medeiros possui um dos maiores terminais de ônibus da capital e é importante que esse ponto seja revitalizado”.

A  revitalização integra um conjunto de intervenções previstas no programa Centro+. São cerca de R$ 80 milhões entre contrapartidas e financiamentos, para requalificar e melhorar o Centro Histórico. Ainda de acordo com o secretário, a entrega das obras estava prevista para maio deste ano, mas devido às chuvas que atingiram a cidade a entrega total do viaduto  terá que ser adiada.

“Estamos refazendo nosso cronograma. De setembro até dezembro foi como se tivéssemos somente um mês de trabalho devido ao número de dias com chuva. Nos próximos dias vamos apresentar as novas datas das entregas com mais certeza”.

As obras começaram em novembro de 2022 e de  acordo com a secretaria de obras, o comércio do local também será valorizado com a reforma que está sendo feita, pois vai atrair de forma significativa turistas e frequentadores do centro histórico.