Convênio oferece consultorias gratuitas para MEIs do Estado

Mais de 15 mil horas de orientação serão disponibilizadas em 22 regiões

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Microempreendedores individuais (MEIs) do Rio Grande do Sul receberão consultorias avançadas gratuitas em Marketing e Vendas, Estratégia e Finanças a partir de um convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae RS). O investimento total será de R$ 2,18 milhões, sendo metade aportada por cada órgão. Para participar, a empresa precisa ter sido constituída entre 2021 e o primeiro semestre de 2023.

O programa MEI RS: Consultoria e Planejamento de Negócios tem o objetivo de reduzir os índices de encerramento de atividades dessa categoria. Serão disponibilizadas mais de 15 mil horas de orientação personalizada feita por um especialista, na modalidade on-line, para mil MEIs. O programa será implantado nas 22 regiões do trabalho no Estado, sendo contemplados, por delegacia regional, os dois municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

“Os pequenos negócios são responsáveis por 55% dos empregos gerados no país e correspondem a 30% do PIB do Brasil, mas o número de encerramentos ainda é alto. Por isso estamos implementando a iniciativa”, explica o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella.

FALTA DE CAPACITAÇÃO

Conforme o diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Godoy, as temáticas das consultorias foram escolhidas de acordo com a necessidade dos microempreendedores individuais de todo o país. “Uma pesquisa do Sebrae identificou que 77% de todos os MEIs do Brasil nunca fizeram uma capacitação sequer na área de finanças, uma das mais sensíveis para a sobrevivência de um negócio”, afirmou.

Atualmente, existem 807,3 mil MEIs ativos no Estado, segundo dados da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (JucisRS). “Apesar de todo o esforço do Sebrae, do governo e de outras instituições, o Rio Grande do Sul ainda é um dos estados que tem a maior taxa de mortalidade de pequenas empresas no país, cerca de 18% por ano”, observou Godoy.

As inscrições serão abertas em 20 de janeiro no site da STDP. Já as consultorias começarão em abril.