Projeto Guarda-vidas Mirins reúne dezenas de crianças em Tramandaí

A ação tem como objetivo disseminar boas condutas e orienta sobre os cuidados para um banho seguro

A inscrição para participar do projeto Guarda-vidas Mirins ser feita na hora pelos responsáveis | Foto: Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul / Divulgação / Correio do Povo

O clima favorável desta terça-feira(09) proporcionou aos frequentadores do litoral Norte mais um dia agradável à beira-mar, com calor e pouco vento. O mar, com bandeira amarela e ondas de aproximadamente 80 cm, contribuiu para um cenário perfeito de verão. Para as crianças envolvidas no projeto Guarda-vidas Mirim, a manhã foi mais do que um dia comum na praia.

Em Tramandaí, 30 crianças, com idades entre seis e 12 anos, participaram ativamente do projeto Guarda-vidas Mirim, realizado na guarita 146. Além da diversão, as crianças receberam orientações sobre os perigos existentes no mar, o significado das cores das bandeiras na praia, e os cuidados necessários ao tomar banho em diferentes locais como mar, rios, lagoas ou piscinas.

A inscrição para participar desse projeto pode ser feita na hora pelos responsáveis, que também têm a oportunidade de acompanhar de perto as atividades. As crianças participantes recebem como brinde um boné e uma camiseta.

Os próximos encontros estão agendados para os dias 10 de janeiro, às 10h e 15h, na guarita 215 em Quintão, e no dia 11, às 15h, na guarita 208 em Magistério. No dia 12, às 10h e 15h, na guarita 22 em Paraíso, Torres.

Medidas de Segurança Adicionais e Ações Preventivas

Com o intuito de reduzir o número de crianças perdidas nas praias, estão sendo distribuídas pulseiras de identificação para crianças. Essas pulseiras podem ser solicitadas pelas famílias em uma das guaritas. Além da distribuição, os guarda-vidas farão o registro dos dados de cada criança e dos responsáveis que requisitarem a pulseira. Todas as informações serão registradas em uma planilha para facilitar o processo de localização dos responsáveis em caso de emergência.

Essa iniciativa faz parte das ações promovidas pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Durante a Operação Verão 2022-2023, foram registrados 867 casos de crianças em situação de risco ou perdidas, destacando a importância dessas medidas preventivas para garantir a segurança dos pequenos durante a temporada de verão.