Startup gaúcha passa de fase no maior programa de inovação em 5G do país

Pré-aceleração, com início nesta segunda-feira, 8, e vai até 9 de fevereiro

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O edital ITAIPU LET5GO, que tem o objetivo de impulsionar e desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis nas temáticas de energia, meio ambiente, logística e indústria 4.0, selecionou 18 startups entre as 91 candidaturas de startups recebidas. O edital, considerado o maior programa de inovação aberta em 5G do país, avança agora para a segunda fase, a pré-aceleração, com início nesta segunda-feira, 8, e vai até 9 de fevereiro. A nova etapa terá a participação da gaúcha Pix Force, líder em visão computacional no Brasil, com soluções baseadas em tecnologias de inteligência artificial.

Para seleção, foi realizada uma avaliação por equipes técnicas especializadas dos Centros de Tecnologias Abertas (TA.DT) e Empreendedorismo (CE.DNE) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). As startups selecionadas abrangem áreas voltadas para a gestão da saúde, segurança, qualidade e produtividade na indústria, por meio do uso de inteligência artificial e ciência de dados. Além disso, há foco em engenharia aeroespacial para logística e entrega de produtos e medicamentos, e soluções inovadoras para neutralizar emissões de carbono, incluindo gestão de energia em tempo real.

ENCONTROS

Durante esse período, estão programados cinco encontros, seguindo a metodologia da 49 Educação, para aprofundar a validação da proposta de valor e do modelo de negócios das startups. Essa fase é fundamental para avaliar a capacidade das equipes, identificar pontos fortes e fracos, estabelecer metas e moldar a estrutura financeira e de investimentos.

As startups selecionadas terão acesso a mentoria especializada e uma rede de apoio, fatores essenciais para o crescimento e desenvolvimento de suas propostas. Elas receberão acesso exclusivo a conteúdo da 49 Educação e a um aplicativo dedicado para a elaboração do Plano de Aceleração, que detalhará toda a estruturação do trabalho e as entregas a serem realizadas ao longo dos nove meses de desenvolvimento das soluções.

A partir dessa jornada de inovação, as startups terão a oportunidade de criar uma apresentação final, que será mostrada no Demoday. Nesta etapa, de 3 a 5 empresas serão selecionadas e contarão com um investimento disponível de até 300 mil reais para cada uma. A divulgação do Resultado Preliminar da Segunda Etapa está prevista para acontecer dia 24 de fevereiro.