Pix responde por 30% dos pagamentos do IPTU Digital na primeira semana

Prazo para pagamento com desconto de até 11% vai até o dia 8 de fevereiro

Foto: Vinny Vanoni/PMPA

Nos primeiros quatro dias de liberação das guias do IPTU 2024, 30% dos pagamentos foram feitos via Pix, funcionalidade oferecida neste ano, com custo menor e compensação mais rápida do que via código de barras. Os dados são da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Foram pagos R$ 54,2 milhões em valores do imposto. Quase 350 mil guias do IPTU Digital foram geradas no período – 98,6% delas on-line pelos contribuintes.

“Este é o segundo ano do IPTU Digital, e percebemos que há muito menos procura pelo atendimento presencial que no ano anterior. As pessoas já estão mais confiantes nos serviços digitais, nossos canais são intuitivos e rápidos. Incentivamos ainda o uso do Pix, rápido e seguro”, ressalta o secretário da Fazenda Rodrigo Fantinel.

O prazo para pagamento com desconto de até 11% vai até o dia 8 de fevereiro. Além do Pix, que pode ser feito por meio do aplicativo de qualquer banco, é possível pagar com código de barras nos bancos credenciados ou, ainda, no cartão de crédito.

Descontos

Os descontos vão até 11 %. São 5% para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Mais 3% para quem mantém os tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço, conforme as seguintes faixas: mais de 24 notas de serviço ao longo do ano com CPF acrescenta mais 3% de redução. Entre 13 e 24 notas, 2%, e de sete a 12 notas, 1%. Imóveis em nome de pessoa jurídica terão, além dos 5% de desconto por antecipação, mais 4% de desconto se estiverem em conformidade com suas obrigações fiscais.

Parcelamento

O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março.