PMI de serviços do Brasil recua para 50,5 em dezembro

Nível registrado no último mês do ano foi o mais baixo em três meses

Crédito: Getty Images/Blend Images

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Brasil apresentou um recuo de 51,2 em novembro para 50,5 em dezembro. A informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 4, pela S&P Global. Embora tenha permanecido acima da linha média de 50,0, que separa a expansão da atividade da contração, o nível foi o mais baixo em três meses. Com esse dado, o PMI composto, que agrega serviços e indústria, se manteve estável em 50,0 em dezembro.

Segundo os dados da pesquisa, as despesas de negócios no setor de serviços aumentaram acentuadamente, embora na menor proporção em quase três anos e meio, enquanto os aumentos contínuos nos encargos empurraram a inflação de preços para um pico de sete meses. Segundo a S&P Global, embora a resiliência da demanda tenha sustentado as vendas em algumas empresas, outras indicaram escassez de novos pedidos.

Oferecendo uma trégua para as empresas de serviços, a inflação dos custos de insumos caiu para o seu ponto mais baixo em quase três anos e meio em dezembro. A taxa geral de aumento ficou abaixo de sua média de longo prazo, mas permaneceu acentuada. Várias empresas declararam que as contas de energia, alimentos, combustível e água tinham aumentado desde novembro.