Começa recuperação de contenção na rua da Represa, no Morro da Cruz

Comunidade da região convive com risco de deslizamentos

Foto: Maria Eduarda Fortes / CP

Começou nesta semana a construção de um muro de contenção para evitar o desmoronamento de um trecho da rua da Represa, no Morro da Cruz. Parte do talude cedeu após um temporal que atingiu Porto Alegre em dezembro do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos da Capital, a estrutura terá 2,50 metros de altura por sete metros de comprimento. A previsão de conclusão do serviço é de 45 dias. A elaboração do projeto é da equipe técnica da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da Zonal Leste, que também é responsável pela execução.

Por ser um local de difícil acesso a equipamentos, todo o trabalho será feito manualmente. Na primeira etapa do serviço, que ocorre desde a última quarta-feira, está sendo realizada a preparação do terreno, com escoramento do talude e escavação para assentamento da base.

Quem mora na rua da Represa aguardava o serviço com ansiedade. Conforme a dona de casa Karen Pereira, 50 anos, o risco de acidentes é constante no local. “Crianças já caíram ali, e a preocupação é constante com o desmoronamento. É perigoso, onde passa o arroio, desbarranca tudo”, relata.