Servidores do Banco Central param por 24 horas no dia 11

Em 2022, a categoria chegou a parar por 90 dias por reajuste salarial e reestruturação da carreira

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

Os funcionários do Banco Central (BC) vão fazer uma paralisarão de suas atividades por 24 horas na quinta-feira, 11. A informação foi divulgada pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), destacando que a categoria tem quatro demandas principais: criação de bônus “por produtividade institucional”; reajuste salarial; exigência de nível superior de ensino para o cargo de técnico da autoridade monetária; mudança do nome do cargo de “analista” para “auditor”.

No ano passado, a categoria chegou a parar por 90 dias por reajuste salarial e reestruturação da carreira, sem qualquer resultado junto ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Neste ano, a regulamentação da lei sobre bônus de produtividade dos auditores fiscais da Receita Federal em junho elevou a insatisfação dos funcionários do BC, que contam com apoio público não apenas de Campos Neto, como dos demais diretores da instituição.

CONCURSO

O edital do novo concurso para trabalhar no Banco Central deve ser publicado até o próximo dia  15. O documento está em fase de ajustes finais com a banca organizadora, que será o Cebraspe. Serão 100 vagas de analistas na seleção, distribuídas para analista na área de tecnologia da informação (infraestrutura, rede e desenvolvimento) – 50 vagas, e o mesmo número para analista na área de economia e finanças. Os candidatos precisam ter formação de nível superior em qualquer área, com remuneração inicial de R$ 20.924,80.