O ano de 2023 terminou com um crescimento estimado em 9,9% nas vendas de carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões, comparado com 2022. Os dados têm por base o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e revelam que até sexta-feira, 29 de dezembro. O mês de dezembro registra média diária de 12,4 mil licenciamentos, com o maior volume tendo sido registrado no dia 22, quando 19 mil unidades foram emplacadas.
Parte do bom desempenho veio com as medidas de incentivo à compra de carros, que reduziram os preços de modelos compactos na virada do primeiro para o segundo semestre. Entretanto, os grandes compradores do ano foram locadoras, que renovaram suas frotas. O varejo seguiu retraído devido às taxas elevadas para financiamento.
Para este ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) projeta um crescimento de 7% nas vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, principalmente fruto da queda na taxa de juros prevista para o ano. Se confirmado, o desempenho vai representar a venda de 2,45 milhões de unidades no país.