Economia dos EUA agita agenda dos mercados na primeira semana do ano

Na Brasil, BC divulga uma série de estatísticas de novembro adiadas pela greve dos funcionários

Crédito: Freepik

A primeira semana do ano de 2024 tem as atenções mais voltadas para o exterior que para o cenário doméstico. Na agenda local, o Banco Central divulga, após adiamento na última semana do ano devido à greve de funcionários, uma série de estatísticas de novembro, incluindo do setor externo, dados monetários e de crédito, assim como informações fiscais.

Conforme a plataforma Investing.com, a semana na economia brasileira inicia com divulgação do Relatório Focus, do Banco Central, com dados de economistas em relação à última semana de dezembro de 2023. À tarde, saem os dados da balança comercial de dezembro e do acumulado de 2023. Na quarta-feira, 3, o BC divulga, às 8h30, os números sobre as transações correntes de novembro e de investimento estrangeiro. Na quinta-feira, 4, além dos PMI Composto e de Serviços, há a publicação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da inflação ao produtor de novembro e, na sexta-feira, 5, a produção industrial brasileira.

Os mercados vão avaliar também a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Open Market Committee (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve dos Estados Unidos, assim como do relatório de empregos payroll de dezembro. Na ata consta pistas, adicionalmente, sobre possíveis cortes em breve. O documento em questão deve trazer mais informações sobre como os integrantes da autoridade monetária estão enxergando o momento no país. O mercado, portanto, buscará, nas entrelinhas, dicas sobre quando o ciclo de baixa se iniciará.