Os moradores de Sapucaia do Sul aguardam de forma ansiosa pela finalização da implantação da passarela de pedestres no km 2,5, da ERS 118, no bairro Capão da Cruz. Enquanto os trabalhos não são finalizados, as pessoas seguem arriscando a travessia de um lado para o outro da rodovia pelo asfalto. No entorno há escolas, um cemitério, mercados e uma série de outros comércios e serviços essenciais para o dia a dia das famílias. O Governo do Estado anunciou a implementação de seis passarelas ao longo dos 21,5 quilômetros duplicados entre as cidades de Sapucaia do Sul e Gravataí, com investimento de R$ 28 milhões.
De acordo com informações da Secretaria de Logística e Transportes do Estado, o cronograma de construção das passarelas não está parado. Atualmente, a obra da passagem de pedestres no km 2,5 encontra-se na fase de concretagem do piso das rampas de acesso. A montagem das peças metálicas restantes da travessia sob a rodovia está ocorrendo no pátio da empresa contratada. As próximas etapas são de continuação da montagem da superestrutura e concretagem do piso. Posteriormente, serão realizadas as obras de entorno, como execução das calçadas e nivelamento do local. A previsão de entrega desta passagem é para primeiro semestre de 2024.
Para Sirlete Bandeira da Silva, que vive no bairro há mais de 30 anos, a conclusão da passarela vai facilitar muito a vida dos moradores que residem no entorno. “Toda vez que precisamos ir para o Centro, temos que atravessar correndo a ERS 118. Em horários de pico, início da manhã e final da tarde, isso é impossível porque o fluxo de veículos é intenso aqui. A estrutura, com certeza, vai trazer mais segurança para as crianças que precisam ir para a escola e mais tranquilidade para os pais, que ficam apreensivos.”
Das seis passarelas anunciadas pelo Governo do Estado, duas já estão 100% finalizadas. Uma delas em Sapucaia do Sul (no km 5,1), no bairro Boa Vista, e a outra em Cachoeirinha (no km 10), no bairro Betânia. Entretanto, conforme dados da Secretaria de Logística e Transportes, a passarela projetada para o km 2, também em Sapucaia do Sul, aguarda desapropriação judicial para o início dos serviços e já tem empresa definida para execução dos trabalhos. Outras duas, nos km 14 e 19, no trecho de Gravataí, ainda seguem pendentes de licitação.
Quanto a metragem, as travessias são padrão. Têm 80 metros de comprimento e 5,90 metros de altura em relação ao nível da pista. Trata-se de estruturas metálicas que atendem às normas de acessibilidade, com rampas de acesso, segurança, com laterais protegidas por telas e iluminação. Até o momento já foram investidos R$ 9,8 milhões.