A véspera de Ano-Novo não impediu os porto-alegrenses de aproveitarem para realizar as últimas compras para a ceia de Réveillon. Ao percorrer o Mercado Público e demais supermercados de Porto Alegre, a reportagem notou uma movimentação considerável no começo da manhã.
Por volta das 11h, o Mercado Público de Porto Alegre apresentava movimentação tranquila comparada aos finais de semana. Grande parte das bancas estavam fechadas. Porém outras, como açougue e fruteiras permitiram que o público garantisse os últimos itens.
Em frente a um açougue, pessoas saíam carregando sacolas com algum tipo de carne. O açougueiro de uma das casa de carnes do Mercado Público, José Hipólito Rodrigues Camargo destaca que a peça mais procurada na banca é a carne de porco. “Todos os cortes de suíno, costelas, vazio, cortes para churrasco no geral”. José ressalta, ainda, que entre os dias de quinta e sábado foram de bastante movimento na banca. “Hoje a movimentação foi bem tranquila, nos dois últimos dias teve um movimento alto. Bastantes cortes de porco e peças de churrascos foram vendidas”.
A advogada Tatiane Borcowski optou em comprar a carne de porco no domingo, por conta do movimento tranquilo do Mercado Público. “Hoje em específico eu vim no Mercado Público para comprar os itens da ceia, a carne de porco. Eu imaginei que o pessoal ia aproveitar ontem para comprar os itens aqui, e eu vim hoje porque está mais calmo”, destaca.
O casal Rogério Rosa da Silva e Adriana Ferreira, acompanhada da filha, garantiram suas peças de picanha e costela de porco para a ceia de Réveillon. “A movimentação foi tranquila hoje aqui no Mercado Público que é referência em Porto Alegre”, diz Rogério.
O proprietário de um Hortifruti do Mercado Público, Juca Almeida disse que o item mais comercializado na banca foi a uva e as nozes. “ O que mais vendi foi uva, ameixa, pêssego, abacaxi, romã e nozes. O movimento na banca ontem e sexta-feira foi ótimo também”, ressalta.
O Mercado Público de Porto Alegre vai funcionar até às 16h neste domingo. Estará fechado somente no dia 1º de janeiro.
Movimentação nos mercados de Porto Alegre
A reportagem percorreu alguns supermercados de Porto Alegre, ao longo do dia. Nos caixas, eram possível notar que os itens mais passados eram bebidas como espumantes, refrigerantes, cervejas e vinhos. Já pela manhã um supermercado do bairro Petrópolis, tinha uma movimentação considerada. Em outro supermercado, na Avenida dos Andradas, no Centro Histórico, a movimentação era alta por volta do meio-dia. Neste domingo, dia 31 de dezembro, os supermercados devem fechar às 20h e no dia 1º de janeiro estarão fechados.