Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar suas guias de IPTU a partir desta terça-feira, 2, nas plataformas digitais da Secretaria da Fazenda. Uma das formas mais rápidas e práticas é através do whatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado e pode ser pago através do pix ou código de barras.
“Temos canais bastante facilitados e quem tiver dificuldade com os meios digitais ainda pode nos procurar em mais de 20 postos que estão espalhados pela Capital. Mas temos ressaltado que não há necessidade de correr, pois o vencimento é só em 8 de fevereiro, tem 40 dias pela frente. O valor não muda pagando dia 2 de janeiro ou no vencimento, em fevereiro”, explica o secretário Rodrigo Fantinel.
Além do WhatsApp, as guias estão disponíveis no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Quem cadastrou o e-mail neste site receberá também no dia 2 de janeiro a guia no seu endereço eletrônico. Para quem não tem acesso a nenhum dos meios digitais, é possível obter o documento em uma das 17 subprefeituras espalhadas na cidade (confira aqui os endereços); nas agências Tudo Fácil (Zona Norte – av. Assis Brasil, 2611 e Zona Sul – av. Wenceslau Escobar, 2666); no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105); e na loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, S/Nº). Os idosos que necessitam receber a guia impressa podem solicitar através do Whatsapp (51) 3433.0156, opção 4, função 7.
Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. 5% serão para todos os contribuintes que quitarem o débito de forma antecipada. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço, conforme as seguintes faixas: mais de 24 notas de serviço ao longo do ano com CPF acrescenta mais 3% de redução. Entre 13 e 24 notas, 2%, e de sete a 12 notas, 1%. A porcentagem de desconto acumulada em notas fiscais pode ser conferida aqui. Imóveis em nome de pessoa jurídica terão, além dos 5% de desconto por antecipação, mais 4% de desconto se estiverem em conformidade com suas obrigações fiscais.
O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março.