Na manhã desta sexta-feira, quando as estradas de todo o Rio Grande do Sul já apresentam grande movimentação rumo ao litoral, o prefeito da cidade de Tramandaí, Coronel Gauto, concedeu entrevista ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba. Na conversa, Gauto destacou que a “capital das praias”, como ele mesmo define, receberá cerca de 346 mil pessoas neste feriado. “No réveillon a nossa população aumenta muito. Passamos de 54 mil habitantes para 400 mil. É claro que existem pessoas que só vem na data (dia 31 de dezembro), mas que passam a noite na cidade. Já é uma tradição dos gaúchos”, afirmou.
Gauto garante que toda a cidade já está mobilizada para receber os veranistas e que existe uma preparação especial por parte do poder público para conseguir atender à todos. O recolhimento de lixo, por exemplo, será maior tanto na área urbana quanto na beira-mar. Caminhões de lixo e servidores irão reforçar a ação habitual na cidade. As unidades de pronto atendimento de Tramandaí também devem ter um contingente maior de profissionais neste fim de semana e durante a temporada de verão.
No dia 31 de dezembro, a beira-mar será o destino de muitos visitantes e por isso haverá uma ambulância na praia, próxima ao local onde a prefeitura de Tramandaí montou um palco que receberá atrações antes e depois da meia-noite. A segurança do evento será de responsabilidade da Guarda Municipal e da Brigada Militar que, através da Operação Verão Total, reforçará o número de policiais no litoral. Além disso, 30 câmeras instaladas na cidade ajudarão no monitoramento das ruas. Após as festividades, a expectativa é que a limpeza da praia comece às 4 horas da manhã do dia 1° de janeiro.
Apesar da mudança na rotina de trabalho dos servidores, a expectativa dos comerciantes e empresários é enorme. “Os hotéis lotam. Os restaurantes lotam. Essas ações geram emprego e renda. É um investimento que fazemos, mas o retorno financeiro é imenso. Vale a pena”, garante o Coronel Gauto. Só na semana passada, em uma feira realizada pelo SINE na cidade, mais de 300 pessoas encontraram emprego formal para a temporada.
Tramandaí, no ano de 2022, segundo levantamento do governo do Rio Grande do Sul, foi um dos 10 municípios que mais cresceu no estado e o aumento do turismo na região é um dos motivos da melhoria desse índice. “A construção civil está em pleno vapor. As pessoas estão alugando casas e comprando apartamentos”, afirmou. A possibilidade do home-office é um dos principais motivadores do aumento no número de moradores no litoral em 2023.