“2023 foi um ano de grandes desafios” destaca Sebastião Melo

Entre os pontos positivos destacados pelo prefeito estão investimentos em inovação, asfalto, mobilidade urbana e as mais de 400 praças da cidade que foram revitalizadas em 2023

Foto: Guilherme Almeida/Arquivo/Correio do Povo

Um ano de grandes desafios, assim foi 2023 para o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Um ano em que a chuva registrou o terceiro maior volume da história da Capital, em 51 anos, onde a falta de luz deixou bairros da cidade desabastecidos de água, entre outros. Desafios que testam a capacidade de qualquer gestor público. Entre os pontos positivos destacados pelo prefeito estão investimentos em inovação, asfalto, mobilidade urbana e as mais de 400 praças da cidade que foram revitalizadas em 2023.

Um dos principais problemas destacados por Sebastião Melo foi a falta de água em função do desabastecimento de energia elétrica pela CEEE Equatorial. Porém, conforme o alcaide, o mais importante é a forma como o gestor resolve os problemas da população. “Eu estou alugando geradores para não faltar água. Nesses últimos 20 dias faltou energia, duas horas em um dia, três horas, quatro horas do dia. Mas a cidade está abastecida, com problemas pontuais”, enfatizou.

Outro desafio destacado por Melo foi a questão da ocupação dos espaços públicos com eventos culturais, como o Réveillon na Orla do Guaíba, no próximo domingo. “O que eu posso dizer é que a cidade está vivendo um bom momento de pertencimento, de autoestima, de encontro nos espaços públicos, de empreendedorismo, de inovação. E quero agradecer aqui a parceria da sociedade, a parceria dos prefeitos de praça, a parceria de quem adota espaço público, a parceria do time do governo, porque o prefeito não é sozinho, é junto com o vice, com o time”, destacou.

Eleições 2024

Considerado por muitos como um candidato natural a reeleição, Sebastião Melo ainda não confirmou se irá concorrer na próxima eleição municipal de 2024. A decisão deve sair até o mês de abril. “Eu tento não tratar de eleição até esse momento, porque eu acho que quem está no governo, se você antecipar a eleição, você contamina a gestão e tem responsabilidade com a cidade, com todas esses desafios, se eu misturar a eleição com isso, perde a cidade, perde a gestão”, explicou.

Sebastião Melo garante que uma eventual candidatura ainda precisa ser discutida com os aliados do governo. E defende que a “grenalização” ideológica pode prejudicar Porto Alegre. “O que eu espero, seja estando na eleição ou não, e votar nela como candidato, como apoiando algum candidato, é que a gente possa discutir a cidade e não ficar discutindo ideologia. Eu acho que ideologia não tapa buraco, não acolhe moradores de rua, não acolhe as crianças, não arruma creches. Nada disso acontece com ideologia” revelou.

Um dos nomes já definidos para a disputa eleitoral do próximo ano é o da deputada federal, Maria do Rosário (PT).