Prefeitura da Capital promete ‘festividade de encher os olhos’ no Réveillon

Shows nacionais como Fundo de Quintal retornam à festa da Capital após 15 anos

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

Após 15 anos, a festa da virada em Porto Alegre marca o retorno dos shows nacionais no palco montado no trecho 1 da Orla do Guaíba. Para quem fica na Capital, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura promete uma festividade ‘de encher os olhos’ para a chegada de 2024, com muita animação, fogos de artifício e diversas atrações musicais.

Segundo Ventura, a preparação do evento de espera começou com quase um ano de antecedência. No programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, ele fez o convite para as pessoas comparecerem na festa. “Desde março, aniversário de Porto Alegre, a gente vem traçando as estratégias para fazer uma grande festa mesmo, que todo porto-alegrense vai se orgulhar, daquilo que já está se tornando corriqueiro em Porto Alegre, grandes eventos na cidade, sejam eles do poder público ou privados”, anunciou.

O início da festa do Réveillon na Capital está previsto para ocorrer às 19h do dia 31, com previsão de término às 3h do primeiro dia de 2024. A espera pelo Ano-Novo será animada por cinco atrações musicais gaúchas: o grupo Alma Gaudéria; a Escola de Samba Estado Maior da Restinga, os DJs Viny e Carol Teodoro, a banda de rock Reação em Cadeia e o grupo de rap Da Guedes. Depois, apresenta-se o grupo de samba Fundo de Quintal e por fim a banda de pagode Di Propósito.

O secretário garantiu atenção especial para a questão da segurança. Ele assegurou que quem comparecer no Gasômetro terá tranquilidade para festejar a chegada de 2024. “A questão da segurança, nós vamos ter um isolamento especial para que as pessoas, as famílias possam curtir, chegar cedo e ficar até tarde lá. Tudo foi reforçado com todos os órgãos e a governança ampla que foi feita, liderada pelo prefeito Sebastião Melo”, garantiu.

Outras melhorias para a festa foram reveladas por Henry Ventura, como a estrutura do palco, estrutura de banheiros químicos, ampliação do show de fogos, com cerca de 8 minutos de duração. A estimativa de público para o evento é maior do que em anos anteriores.

Sobre o lixo, o secretário pediu colaboração por parte dos frequentadores no show da virada. Somente no Natal foram retiradas cinco toneladas de lixo da Orla. “A gente faz a nossa parte, a Prefeitura, mas também importante como cidadão, antes de tudo, cada um de nós ter consciência de que o lixo não está ali por acaso, então a gente tem que ter cuidado. Eu sei que nesses grandes eventos a gente reforçou a questão de latões de lixo, então vão ter bastante opções ali espalhadas pela Orla”, disse Ventura.

Réveillon 2024 – Trecho 1 da Orla do Guaíba

31 de dezembro, às 19h, a 1º de janeiro, às 3h
Atrações locais – Grupo Alma Gaudéria, Estado Maior da Restinga, Viny, Carol Teodoro, Reação em Cadeia e Da Guedes;
Atrações nacionais – Fundo de Quintal e Di Propósito.
Acesso gratuito.

Serviços mobilizados

Segurança – O evento contará com um esquema de segurança composto pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança. Também haverá segurança privada contratada pela GAM3.

Trânsito e Transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que haverá bloqueios e desvios em ruas e avenidas da região, como Mauá, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Bento Martins, Gen. Vasco Alves e a rótula das Cuias.

Transporte por aplicativos – Ponto para embarque/desembarque na avenida Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal.

Estacionamento – São 1,5 mil vagas disponíveis no Parque Harmonia, com acessos pela Casa do Gaúcho, Rótula das Cuias e avenida Augusto de Carvalho.

Limpeza – Após a festa, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharão nas avenidas e ruas próximas, enquanto a GAM3 ficará responsável pela limpeza da Orla 1.

Banheiros químicos – Mais de 130 deles estarão disponíveis ao público na avenida Edvaldo Pereira Paiva.