O varejo brasileiro vendeu 1,1% a mais no Natal deste ano, comparado com igual período de 2022. A informação é do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela empresa e que apontou vendas 2,4% maiores nas lojas online, e 1% maiores no varejo físico. De acordo com o indicador, a categoria de Supermercados e Hipermercados teve o maior crescimento, de 6,3%, seguida pela de Cosméticos e Higiene Pessoal, com 4,2% de alta, e por Turismo e Transporte, com crescimento de 2,6%.
Já a maior queda foi em Varejo Alimentício Especializado, com baixa de 3,1%, enquanto a categoria de Vestuários e Artigos Esportivos caiu 1,8%, e a de Alimentação – Bares e Restaurantes recuo recuou 1,3%. Houve alta de 4% nas vendas na Região Sul do país nas lojas físicas, sendo que no Rio Grande do Sul o aumento foi de +3,4%.
O vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Cielo, Carlos Alves, afirma que o Natal de 2023 mostra maior peso das refeições em casa. “O setor de supermercados e hipermercados foi o destaque, reforçando o costume dos consumidores de ir às compras para fazer suas ceias”, comentou em nota.
Se considerado somente o varejo presencial, houve alta de 1,8% no Norte e de 0,8% no Sudeste. Centro-Oeste e Nordeste tiveram baixas de 2% e de 0,1%, respectivamente. Os Estados de Rondônia (+12,8%) e Santa Catarina (+7,4%) também foram destaque de alta, enquanto São Paulo teve crescimento de 0,5%. Ceará (-2,6%), Goiás (-1,7%) e Bahia (-1,4%) tiveram queda nas vendas.
A Cielo calculou os índices a partir das vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano, ou seja, a semana que antecedeu o Natal. O ICVA acompanha as vendas de 18 setores mapeados pela companhia, que tem mais de 900 mil varejistas credenciados.