Nesta quarta-feira está programada uma parada no sistema de abastecimento de água dos bairros Nova Parobé e Planaza, na cidade de Parobé. A interrupção, que se inicia a partir das 9h, é necessária para a realização da interligação de redes, obra realizada pela Corsan que beneficiará cerca de 200 famílias residentes nestes bairros e do Loteamento Jardim Europa. Com um investimento de R$ 33,7 mil, a interligação faz parte das obras de ampliação da rede de Parobé.
Entre os benefícios estão a redução das oscilações no abastecimento e melhora da adução. Ou seja, o transporte da água entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e as residências, comércios e outras economias. A ligação proporcionará, ainda, a otimização da qualidade dos serviços prestados pela Corsan no município. De acordo com a Companhia, após o término dos trabalhos, previsto para da tarde desta quarta-feira, poderão ocorrer oscilações na pressão da água. A normalização do abastecimento se dará de forma gradual.
A intervenção faz parte de uma força-tarefa que propõe desenvolver soluções que atendam situações de emergência em menor prazo à população. Entre os dias 15 e 18 de dezembro, em um dos finais de semana mais quentes do ano, a população de Parobé sofreu com o desabastecimento de água depois que um temporal atingiu a cidade. A tubulação de captação de água no rio Paranhana foi obstruída pelo acúmulo de galhos, resíduos e pela formação de um banco de areia.
Uma operação força-tarefa foi realizada com as equipes da Corsan, apoio da Defesa Civil, Prefeitura e Corpo de Bombeiros, para normalizar a situação. Foram necessárias retroescavadeiras, caminhões de hidrojato e auxílio de mergulhadores para realizar a desobstrução. As localidades mais afetadas na data foram Nova Parobé e Planaza. Alguns moradores chegaram a ficar mais de 24 horas sem água nas torneiras. Hospitais, casas-lares, espaços com serviços essenciais, reservatórios e residências foram abastecidos por oito caminhões-pipa disponibilizados pela Companhia.
O superintendente regional da Corsan na região do Vale dos Sinos, Márcio Galarça, informou que está em fase de estudo a possibilidade da interligação de redes de água entre Taquara e Parobé. Assim, em condições normais, as estações de tratamento de água das duas cidades funcionariam de maneira independente. Mas em momentos de dificuldade de abastecimento em uma delas, as duas estações operariam de forma integrada para suprir a população de ambas. Galarça destaca, ainda, que esta proposta já foi avaliada pelos técnicos da Companhia em conjunto com lideranças municipais. “Estamos trabalhando em conjunto para trazer soluções efetivas e duradouras para a região o quanto antes”, afirma Galarça.