Petrobras lança concurso público com 916 vagas de nível técnico

É o primeiro concurso da estatal que destina reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência (PCD)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras lançou nesta terça-feira, 26, um concurso público com 916 vagas para profissionais de nível técnico, o primeiro que destina reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência (PCD), acima do mínimo do mínimo de 5% exigido por lei. O processo seletivo também reservará 20% das vagas para negros, conforme estabelece a lei. As inscrições poderão ser realizadas entre 28 de dezembro e 31 de janeiro de 2024, Com organização da banca Cebraspe, com salários que variam entre R$ 3 mil e R$ 5,8 mil, além dos benefícios. São oportunidades distribuídas em 7 estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. 

O CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o número de vagas para esse processo seletivo foi ampliado em relação ao planejado. Segundo ele, inicialmente estavam previstas 458 vagas. A Petrobras também destacou seu cadastro de reserva com mais 5.496 posições. “Essa convocação do cadastro de reserva não é garantida, mas nos dá a flexibilidade necessária para adequar o tamanho do nosso time às mudanças que possam ocorrer”, acrescentou Prates.

INCLUSÃO

Pela primeira vez, a empresa realiza um concurso público com 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD). A cota supera o limite mínimo de 5% que determina a lei. O certame reserva também 20% dos postos para negros, conforme determina a legislação. De acordo com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, a reserva para pessoas com deficiência mostra comprometimento da empresa com a inclusão.  

Acreditamos que um corpo técnico diverso nos torna não só uma companhia mais justa, como também é um elemento fundamental para impulsionarmos a inovação, nos prepararmos para o futuro de baixo carbono e para a transição energética, incorporando novas visões de mundo”, disse Prates. 

Os candidatos que forem contratados terão direito a benefícios específicos para pessoas com deficiência. Se estiverem em regime administrativo, por exemplo, podem optar por teletrabalho cinco dias por semana. Além disso, os que dependam de cuidados profissionais específicos recebem reembolso de auxílio cuidador. 

A reserva de vagas para PCD acima do que determina a lei se soma a outras iniciativas de inclusão da Petrobras, como a meta de ter 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030. 

Além da reserva de vagas, a Petrobras implementou outras ações nesse concurso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Uma delas é o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência para 36 meses – o prazo anterior era de 12 meses.  

A pessoa com deficiência também poderá, de acordo com a sua necessidade, solicitar adaptações razoáveis e/ou fornecimento de tecnologias assistivas no dia das provas. O concurso tem com distribuição regional das lotações.

(*) com Agência Brasil