Mesmo sob recordes em vendas, o valor dos carros 100% elétricos sofreu fortes desvalorizações em 2023. A maior depreciação foi de 37,1%, no SUV BMW i3, cuja versão 0 KM custava R$ 338,2 mil em janeiro e seu preço de revenda em dezembro foi de R$ 224,5 mil, segundo dados compilados pela consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB), a pedido do InfoMoney.
Na lista dos 15 carros que mais desvalorizaram no ano, também aparecem modelos mais acessíveis, considerando o patamar de preço dos elétricos, como o JAC IEV-20, por exemplo, que custava R$ 169 mil no início do ano e, agora, pode ser encontrado por R$ 114,4 mil, uma baixa de 33%.
Entre os motivos da desvalorização, a KBB destaca a concorrência acirrada entre as empresas do segmento, com a entrada de montadoras chinesas no mercado brasileiro, como BYD e GWM. Com isso, o patamar inicial de preços sofreu queda, com modelos sendo encontrados a partir de R$ 120 mil. Neste ano foram registrados mais de 15 lançamentos de veículos elétricos, conforme dados da KBB.