Índice de confiança do consumidor sobe 0,7 ponto em dezembro, diz FGV

Indicador foi positivo depois de dois meses de quedas

Crédito: Freepik

Os consumidores brasileiros encerram 2023 mais confiantes depois de dois meses de quedas. É o que revelam dados divulgados nesta sexta-feira, 22, pela Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 0,7 ponto em dezembro, para 93,7 pontos, resultado de uma reavaliação das perspectivas para os próximos meses, apesar da insatisfação em relação ao momento atual.

“A melhora das perspectivas ocorre principalmente nas famílias de menor poder aquisitivo, que voltam a enxergar a possibilidade de melhora no mercado de trabalho e continuidade de queda da inflação em 2024”, explicou Geórgia Veloso, economista do FGV IBRE.

Segundo ela, apesar da recente deterioração, o ano encerra com saldo positivo, mas ainda abaixo do nível de 100 pontos, indicando ainda um grande caminho pela frente. Os dados da FGV mostraram que o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,5 pontos, alcançando 103,3 pontos após três quedas consecutivas. No entanto, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu pelo terceiro mês consecutivo, em 1,7 ponto, para 80,4 pontos.