FGV/Ibre divulga Confiança do Consumidor de dezembro

Índice da FGV de novembro apresentou um recuo de 0,2 ponto

Crédito: Freepik

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) divulga nesta sexta-feira, 22, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) referente ao mês de dezembro. No mês passado houve um recuo de 0,2 ponto em novembro, para 93,0 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 1,3 ponto para 94,4 pontos em novembro, na segunda retração mensal seguida. A acomodação da confiança foi influenciada pela estabilidade das avaliações sobre a situação atual e das perspectivas para os próximos meses.

O Índice da Situação Atual (ISA) caiu pelo segundo mês consecutivo, desta vez em 0,4 ponto, para 82,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) se manteve relativamente estável ao variar -0,1 ponto para 100,8 pontos. Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre, os números foram heterogêneos entre as faixas de renda.

Entre os itens que compõem o ICC, o que mede as perspectivas para as finanças familiares futuras foi o que apresentou maior contribuição para a queda da confiança em novembro, ao cair 3,2 pontos, para 93,7 pontos, menor nível desde novembro de 2022 (92,5 pontos). Segundo o FGV/Ibre, a piora também foi observada no indicador que mede as perspectivas sobre a situação futura da economia, que cedeu 0,3 ponto, para 110,9 pontos, também o mais baixo desde novembro de 2022 (110,6 pontos).