Área de Tecnologia será destaque no Senai-RS em 2024

Centro de Competência em Hardware terá investimento de R$ 105 milhões

Crédito: Freepik

A aprovação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) do Centro de Competência em Hardware para desenvolver tecnologias de agricultura digital, no âmbito do edital de projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), foi um dos destaques da instituição em 2023 e que terá sequência durante 2024.

“O investimento previsto é de R$ 105 milhões e os próximos passos serão edificar e iniciar a operação. O Centro de Competência vai desenvolver novas tecnologias, além de auxiliar a desenvolver especialistas (cientistas) para atuação no setor de agricultura digital”, destaca o diretor-regional, Carlos Trein.

Ainda na área de Tecnologia e Inovação, o Senai-RS chega ao final do ano com uma execução de 80 projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A rede ainda solicitou 15 patentes, sendo nove já depositadas junto ao INPI e seis em processo de depósito. Também foram realizados 25 contratos do Rota 2030 Hands-on do Senai, em consultoria.

Este ano, foram 133 mil matrículas realizadas, sendo mais de 20 mil em Educação a Distância e 31 mil em gratuidade. Na área da Educação, aliás, a novidade para 2024 é a ampliação dos cursos presenciais e híbridos do Senai, alcançando 14 novos polos: Nova Prata, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Bento Gonçalves, Lajeado, Guaporé, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Montenegro e Bagé, onde serão ofertados os cursos Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Graduação Tecnológica em Defesa Cibernética.

Já a Mostra Inova Senai contou com 36 soluções industriais, saindo vencedor o  Isolador Portátil de Cabos, desenvolvido a partir do desafio da Weg. O trabalho concorreu com outros 35 projetos de estudantes do Senai de todo o Estado.