O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou mais de R$ 872,3 milhões (US$ 147,5 milhões) em exportações de calçados ao longo de 2023. A cifra está em relatório da Abicalçados e soma negócios efetivados e alinhavados em eventos e ações apoiadas pelo programa.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, em 2023, foram investidos R$ 20,3 milhões em ações do programa, considerando o investimento da ApexBrasil das contrapartidas das empresas. O retorno sobre investimento foi de R$ 43 para cada R$ 1 investido. Além disso, o valor gerado pelas ações responde por 14,5% do total que deve ser gerado pelas exportações totais de calçados em 2023 (US$ 1,2 bilhão ou R$ 6 bilhões). “A parceria com a ApexBrasil, que vem de longa data, é um diferencial importantíssimo para as exportações brasileiras de calçados, não somente em quantidade, mas em qualidade”, diz.
Desde o primeiro convênio assinado, em 2000, as exportações brasileiras de calçados passaram por uma maior pulverização, passando de 99 destinos para mais de 170 destinos em todos os continentes do mundo.