
O aparelho de tomografia da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana está apresentando avarias há pelo menos oito dias e realiza em média 1,38 mil exames/mês. A divulgação foi feita pela gestora da instituição, Thais Aramburu.
“No momento estamos trabalhando para a quitação do 13º salário dos 775 funcionários do hospital (incluindo a UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento) e na sequência será consertado o equipamento”, salienta.
O tomógrafo foi adquirido em junho de 2022, no final da pandemia e custou R$ 1,27 milhão. Desde então, nestes 18 meses, foram realizados ao menos 23,5 mil exames pelo SUS – Sistema Único de Saúde (único a realizar exames SUS), convênios e particulares.
O equipamento é um dos mais modernos da região, conta com 32/64 canais, automação de varredura intuitiva com base em IA (Inteligência Artificial) e novos recursos clínicos que disponibilizam procedimentos avançados, além de atender pacientes de Uruguaiana e casos de emergência trazidos de outras cidades da Fronteira-Oeste.
Hoje, quem necessita do serviço e encontra-se internado, é submetido ao exame em clínica particular. Os casos que não são incluídos na urgência ou emergência, são encaminhados para a fila de espera do reparo.