Última reunião do Copom em 2023 começa nesta terça

Expectativa é que taxa básica de juros da economia brasileira caia 0,5 ponto percentual

Crédito: Freepik

Começa nesta terça-feira, 12, a última reunião de 2023 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que, associado com a divulgação da inflação nos Estados Unidos, se caracteriza como a “Super Quarta”. Por lá, o mercado espera manutenção dos juros nos EUA no intervalo entre 5,25% e 5,5% e, no Brasil, corte de meio ponto percentual, de 12,25% para 11,75% ao ano, na taxa Selic.

O consenso, conforme analistas da plataforma investing.com, é de que o Copom reduza a taxa básica de juros da economia brasileira em 0,5 ponto percentual, conforme última decisão e indicado no último comunicado e na ata do encontro passado. Se confirmada a tendência, o ano termina como uma redução de 2 pontos percentuais na taxa de juros, que sairia dos 13,75% praticadas em janeiro deste ano para os 11,75%.

Além disso, tão importante quanto a decisão é o comunicado ao final do encontro, na quarta-feira, e a divulgação da ata nos próximos dias. É nestes documentos que o mercado procurará indicações sobre os próximos comportamentos do Banco Central. As expectativas dos participantes do mercado estão totalmente ancoradas sobre a manutenção da indicação de cortes, no plural, de igual magnitude, nos encontros seguintes.