Saúde em debate no cardápio do Menu Poa, da ACPA

Médico e professor Gilberto Schwartsmann falou sobre “Saúde e Destino”.

Crédito: Joâo Mattos/Divulgação

Uma conversa franca e direta sobre a relevância entre o bem-estar físico e as escolhas que cada um faz para viver mais e melhor. Este foi o foco do debate no último Menu Poa de 2023 promovido nesta terça-feira, 12, pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), e que teve como convidado o médico e professor Gilberto Schwartsmann falando sobre “Saúde e Destino”.

O oncologista e integrante das academias Nacional e Sul-Rio-Grandense de Medicina reforçou a importância de realização de exames periódicos que permitem a identificação antecipada de doenças em potencial. “Eles podem mudar o destino de uma pessoa. Poderíamos morrer menos e viver com mais saúde”, comentou.

Schwartsmann alertou sobre os riscos da hipertensão arterial, da diabetes e da obesidade. “Entre 25% e 30% da população do Brasil sofre com a chamada pressão alta, que é o fator de risco mais importante como causa que contribui para morte no planeta. E tratar a população reduz mortes”, enfatizou.

E deu a receita ideal: dieta balanceadas com pratos coloridos, hábitos saudáveis e caminhadas. O oncologista fez alerta sobre os riscos da hipertensão arterial, da diabetes e da obesidade. “Entre 25% e 30% da população do Brasil sofre com a chamada pressão alta. O tratamento reduz mortes”, enfatizou.

Para os presentes, Schwartsmann pediu que a saúde do intestino seja acompanhada. “Isso rediz dramaticamente o número de casos, porque as lesões suspeitas, as pré-câncer, encontradas no exame são removidas na mesma hora”.  Especificamente para os homens, recomendou a realização do exame da próstata e encerrou apontando que a saúde mental passa pelo autocuidado.

“Não há novidade, as pessoas têm que tentar ser feliz, buscar as coisas boas, que dão prazer e sentido à vida de cada um, seja um hobby, uma atividade de lazer, por exemplo. As pessoas com saúde conseguem viver mais, desfrutar da felicidade, por exemplo, ver um filho se formar ou netinho crescer”, disse.