Mercado projeta IPCA de novembro variando em até 0,30%

Indicador será divulgado nesta terça-feira pelo IBGE

Crédito: Freepik

A terça-feira, 12, reserva a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mercado, a mediana das projeções dos analistas é de alta entre 0,26% e 0,30%, elevando a projeção para próximo a 4,70% o acumulado dos últimos 12 meses.

Mais otimistas, os analistas ouvidos pelo Banco Central no último Boletim Focus projetam um acumulado de 4,51% no ano, enquanto a expectativa para o indicador em 2024 teve pequena alta de 3,92% para 3,93%. A expectativa dos analistas é que a gasolina apresente uma deflação em torno de 2%, após queda de 1,53% em outubro.

A qualidade da inflação brasileira tem se mostrado bastante favorável, com os núcleos e itens mais sensíveis à política monetária exibindo acomodação importante. A expectativa de analistas é de aumento de 0,26% na comparação mensal, fruto de quedas de bens industriais por conta da Black Friday e da gasolina. Do lado de serviços, esperamos alta moderada, confirmando cenário benigno de desinflação no curto prazo”.