Gerdau inaugura obras de modernização de unidade em Sapucaia do Sul

Foram investidos R$ 200 milhões e gerados 400 empregos diretos e indiretos

Foto: Vitória Fagundes/ Rádio Guaíba

A Gerdau inaugurou, nesta terça-feira, obras de modernização da aciaria da unidade de aços longos, em Sapucaia do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre. Foram investidos R$ 200 milhões com para reformas das instalações; implementação de melhorias na transformação digital e indústria 4.0; aprimoramento das condições ambientais e de segurança; e a modernização do sistema de despoeiramento.

Segundo balanço da diretoria da Gerdau, os investimentos geraram mais de 400 postos de trabalhos, somados aos 3,5 mil funcionários da siderúrgica. Conforme o vice-presidente da Gerdau, Rubens Pereira, a empresa possui em território gaúcho duas plantas industriais na produção de aço, além de unidades de comercialização e beneficiamento de produtos, incluindo uma unidade de corte-dobra e lojas da Comercial Gerdau, distribuidora própria de produtos em aço. A siderúrgica tem uma produção anual de cerca de 900 mil toneladas de aço bruto nas usinas no estado, incluindo não somente essa usina rio-grandense, mas também a usina localizada na cidade de Charqueadas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, do vice-presidente da Gerdau, Rubens Pereira, e de outras autoridades e executivos da organização.

“Eu também fico bastante orgulhoso em voltar ao estado em que a Gerdau nasceu há 123 anos. Iniciando sua trajetória na indústria do aço brasileira. Reafirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico com o estado do Rio Grande do Sul e com o Brasil. Vamos seguir crescendo com os gaúchos. Esse investimento que estamos inaugurando hoje é um exemplo de nossa confiança com um ambiente favorável de negócio que aqui no Rio Grande do Sul que contribui para o fortalecimento do setor industrial brasileiro como um todo”, destacou Pereira.

Para André Gerdau, a inauguração marca um dos maiores investimentos da história da planta, que celebra 66 anos em 2023, e reforça o compromisso da Gerdau com o estado desde sua fundação.

“Estamos fazendo esse investimento para mantê-la jovem, moderna e competitiva. E um investimento desses é sempre muito pensado e ele olha a longo prazo, porque o nosso compromisso sempre é muito longo prazo. A Gerdau tem uma qualidade, que é a qualidade aqui do nosso Rio Grande Sul, de formar gente, gente diferenciada mundo afora”, pontuou Gerdau.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, se emocionou ao relembrar que seu pai foi funcionário da Gerdau. Ele ressaltou, ainda, que o investimento à siderúrgica contribui para a evolução tecnológica da empresa e em seus produtos. “A Gerdau é tecnologia, o que nós vimos aqui é modernidade, é transformando o lixo em vergalhão GG 50, o melhor do mundo, e o prefeito garante isso, obra que não tiver Gerdau não tem qualidade”, finalizou o prefeito.

O Governador do Estado do RS, Eduardo Leite, ressaltou que a Gerdau é motivo de orgulho para o Rio Grande do Sul.

“A Gerdau tem qualidade no seu produto e contribui no desenvolvimento do nosso Estado. Celebramos esse investimento como uma renovação de confiança no seu estado de origem, 200 milhões de reais para modernizar, reformar toda essa financiaria, é a renovação. A Gerdau abre espaço pelo horizonte, pelo futuro, para produzir mais, para poder entregar com qualidade aos seus compradores e com isso, com esse investimento, eu sempre digo que a confiança é caminho de mão dupla. Confiamos na Gerdau, a Gerdau confia no Rio Grande do Sul e somos felizes de ter essa empresa tocando na vida de tantas pessoas”.

Há 122 anos, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das
principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também fabrica aços planos, além de produzir minério de ferro para consumo próprio. Também possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. A companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.