Vendas no varejo cresceram em novembro, diz Cielo

Desempenho interrompem sete quedas seguidas, diz Cielo

Crédito: Freepick

O comércio varejista do país apresentou crescimento de 0,5% nas vendas em novembro na comparação com um ano antes, descontada a inflação. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 11, pela empresa de meios de pagamento Cielo em levantamento mensal. O crescimento interrompeu sequência de sete meses seguidos de quedas.

Segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), os segmentosde Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente. Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalherias. Já o de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento. Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias teve o resultado mais negativo, aponta a empresa.

A Cielo registrou, em nota, que o desempenho das vendas no mês passado foi em parte influenciado por efeitos de calendário. “Novembro de 2023 contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, a quinta-feira é um dia mais forte para o comércio”, afirmou a companhia.