Levantamento divulgado nesta segunda-feira, 11, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 34% de empresários de bares e restaurantes do país trabalharam com lucro no mês de outubro, uma queda de quatro pontos em relação ao estudo anterior. Enquanto issos, 29% tiveram prejuízo e 37% apresentaram equilíbrio nas contas do mês, índice levemente melhor do que o mês anterior, quando chegou a 32%. Conforme o estudo, mais da metade (51%) espera ter aumento de faturamento no mês de dezembro.
A Abrasel também apurou que apenas 8% terão alguma dificuldade de pagar o 13º salário para seus trabalhadores. A imensa maioria (82%) irá pagar sem atraso, ou em duas parcelas (70%) ou em parcela única (12%). “A perspectiva é de movimento forte nos bares e restaurantes na reta final de 2023, é a característica desta época do ano. Com cenário mais favorável e o fim da pandemia de fato, cresce a possibilidade de desempenho melhor em relação ao que foi nos anos anteriores. O índice de empresas no vermelho segue alto, no entanto, dezembro pode ter papel fundamental na consolidação do momento mais prospero que vivemos”, diz João Melo, presidente da Abrasel no RS.
Conforme o estudo, 44% dos estabelecimentos dizem ter dívidas em atraso, dos quais 77% acumulam débitos com impostos federais, 46% com tributos estaduais, 25% devem a fornecedores de insumos, 23% têm débitos com aluguel, 21% com taxas municipais, mesmo percentual daqueles com dívidas com os serviços públicos, 16% têm encargos trabalhistas e 8% devem para fornecedores de equipamentos e serviços.