Aberta seleção de hortas comunitárias em Porto Alegre

As propostas deverão ser de Organizações da Sociedade Civil (OSCs)

Foto: Cesar Lopes / PMPA

O chamamento público para a seleção de propostas para a execução e implementação do projeto de hortas comunitárias foi aberto, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Os projetos deverão ser de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Serão 68 hortas nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP) da Capital.

O objetivo da criação de hortas comunitárias é impulsionar o desenvolvimento sustentável nas comunidades, aprimorando a segurança alimentar e nutricional dos cidadãos, além da conscientização ambiental, com enfoque na agroecologia, conforme explica o secretário Municipal de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, Cassio Trogildo:

“As hortas são espaços que até alimentos produzem, mas são espaços de convivência, de atividade cultural, de acolhimento, de união e também, de solidariedade. Este processo todo será feito através do Orçamento Participativo nas suas 17 regiões, e também, em parceria com o fórum de hortas urbanas e periurbanas de porto alegre”.

Com investimento de R$ 2.126.000, do Programa de Aceleração de Investimento (PAI), os moradores terão à disposição os alimentos que plantarem. Eles irão participar da implantação, plantio, manutenção e colheita.

Os interessados tem de hoje até as 23h59 de 9 de janeiro de 2024 para envio da proposta e dos documentos de comprovação das condições de participação, que deverão ser apresentados em arquivos de formato não editável, por e-mail, no endereço eletrônico [email protected] . O Edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 8 de dezembro.