Está sendo lançado neste sábado, em Porto Alegre, o Projeto Empreendedores do Amanhã, iniciativa do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e Instituto Atlantos, para proporcionar oportunidades de qualificação profissional a jovens entre 16 e 22 anos de comunidades periféricas de Porto Alegre. O evento, que ocorreu no Câmpus Caldeira, no 4º Distrito, reuniu cerca de 300 jovens, alcançando a meta inicial dos organizadores, que pretendem ampliar este número de adesões nos próximos anos.
Durante a ação, houve palestras motivacionais e distribuição de brindes. “Há uma rede de parceiros que atuam conosco. No evento, buscamos dar enfoque ao acesso para o mercado de trabalho, por meio de oficinas de confecção de currículos, bem como gestão financeira. Nosso grande foco é combater a pobreza e a vulnerabilidade social de forma efetiva”, afirmou o coordenador do projeto, Gustavo Fernandes, também presidente do conselho do Atlantos e associado do IEE. “Esperamos que este evento seja uma pequena semente de um grande sucesso”, acrescentou.
A palestra de abertura do evento foi feita por Fábio Steren, sócio e headhunter da Hanagá Recrutamento e Seleção, que falou sobre as oportunidades a partir do empreendedorismo. “Empreender pode ser você criar um pequeno negócio para atender às pessoas que estão ao seu redor, trazer soluções e, a partir disto, ter a mente aberta para compreender o benefício disto. Falamos muito de liberdade, e acreditamos que, com ela, consigamos trazer muito mais soluções para a sociedade, ensinando como se faz”, afirmou ele.