TIM anuncia presença em 100% dos municípios brasileiros

Companhia vai apostar na expansão do 5G, incluindo municípios gaúchos

Credito: Mauricio Bazilio/Divulgação

A TIM Brasil está encerrando o ano de 2023 com 100% de presença 4G nos mais de cinco mil municípios brasileiros. O anúncio foi feito pelo CEO da companhia Alberto Griselli durante encontro com a imprensa brasileira no Rio de Janeiro para um balanço anual. Entre os planos para 2024 está a expansão do 5G para segmentos importantes da economia, como agricultura e rodovias brasileiras concedidas à iniciativa privada. A companhia já disponibiliza o sinal 5G em 15 cidades gaúchas, 49 na Região Sul do país.

Conforme Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, o 5G se torna cada vez mais vital para o consumidor atual. Segundo ele, os serviços usados hoje são apropriados para o uso de uma tecnologia 4G, mas são serviços que não estarão presentes no futuro. “Quando se olha para o que está acontecendo hoje, com Inteligência Artificial, realidade virtual, games, a rede 4G não vai conseguir entregar. Aí vai aparecer a importância da 5G, que hoje ainda é pouco explorada”, diz Capdeville.

Uma das apostas é a expansão de projetos já em teste em áreas como agricultura. A TIM é líder em cobertura 4G no setor agrícola, o que está permitindo acompanhar o desempenho produtivo com precisão, informação do desempenho de cada maquinário. “Quando ele tiver o 5G a sua disposição, ele não vai apenas ver a informação da colheitadeira, por exemplo, mas remotamente conduzir a máquina ao longo do campo. Será uma agricultura de precisão tratada remotamente”, diz, acrescentando que há um estudo sendo feito com a condução remota de drones, dispensando o operador local do equipamento.

ESTADO

Leonardo Capdeville destaca a presença integral com o sinal 4G no Rio Grande do Sul. O sinal 5G já envolve, conforme dados de novembro, 15 cidades da Região Metropolitana, e a meta é ampliar a presença em novos municípios gaúchos. Também dentro do desafio está aumentar a cobertura para o setor agrícola, em especial para a pequena propriedade.

Outro foco de atuação envolve as novas concessões de rodovias no país, com a necessidade de entregar conectividade, que no passado era feito via wifi e que não funcionava. “Estamos montando um modelo e negócio em que a TIM faz a cobertura 4G para a concessionária, que passa a ser obrigada a entregar este tipo de serviço e contribui com o investimento no serviço, e oferece um atendimento qualificado para o usuário”, diz.