Foi concluída nesta quinta-feira a ampliação da ala de saúde mental do centro de custódia do Hospital Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre. O novo espaço possui 21 leitos, salas para atendimento coletivo e individual, refeitório, sala de convivência e uma equipe multidisciplinar.
A reforma levou três meses para ser finalizada. O local visa maior abrangência no acolhimento a detentos que apresentam algum tipo de transtorno de saúde mental.
“O cuidado voltado ao sistema prisional requer uma articulação com a rede pública para que possamos atender apenados que necessitam de atendimento especializado”, destacou o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz.
Antes da reforma, a ala era destinada à assistência de pessoas custodiadas que tinham histórico de dependência de álcool e drogas. Após a ampliação, esse atendimento se estenderá para casos de saúde mental em geral. Cerca de 200 policiais penais foram capacitados para que ter sua atuação vinculada à unidade.
O espaço destinado para a saúde dos presos dentro do Hospital Vila Nova existe desde 2011. Os pacientes que precisarem ser atendidos pela unidade serão acompanhados por agentes da Susepe e, ao final do tratamento, conforme orientação dos profissionais de saúde, retornarão às casas prisionais de origem.