Seminário celebra 40 anos da declaração das Missões como Patrimônio Mundial

Evento, gratuito, acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, em São Miguel das Missões

Foto: Prefeitura de São Miguel das Missões / Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da superintendência do Rio Grande do Sul, realiza, nesta quarta e quinta-feira, o Seminário “40 Anos da Declaração das Missões Jesuíticas dos Guarani como Patrimônio Mundial”, na cidade de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. O evento é gratuito, aberto ao público – com inscrição prévia, e será transmitido ao vivo pelo canal do Iphan no Youtube.

O objetivo do evento é difundir os valores atribuídos às Missões Jesuíticas-Guarani, sobretudo ao Sítio de São Miguel Arcanjo, promovendo discussões acerca de seu passado histórico através das diferentes narrativas em torno do tema. A proposta é oportunizar trocas de conhecimento acerca da preservação do patrimônio missioneiro, assim como identificar detentores e comunidades relacionadas a essa manifestação cultural, e trazer reflexões para os desafios futuros.

Em parceira com a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões e a Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (Unesco), o evento será realizado no Hotel Tenondé, em São Miguel das Missões/RS.

A cidade escolhida para a realização do evento, São Miguel das Missões, abriga o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como “Ruínas de São Miguel das Missões”. Juntamente dos sítios missioneiros argentinos de San Ignácio Mini, Sant’Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María La Mayor, o Sítio Arqueológico de São Miguel foi declarado pela Unesco Patrimônio Mundial em 9 de dezembro de 1983.