Prefeitura inaugura sede do Comando Sul da Guarda Municipal, em Porto Alegre

Reforma do prédio, orçada em R$ 200 mil, foi executada com o aporte de emendas impositivas

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre entregou na manhã desta quarta-feira a nova sede do Comando Sul da Guarda Municipal, no bairro Vila Nova. O prédio, localizado na Estrada João Salomoni, tem 110 metros quadrados e é a segunda estrutura exclusiva da corporação que, até a inauguração da sede do Comando Norte, realizada em julho, compartilhava espaços nas sedes de outros órgãos públicos municipais.

Durante o ato, o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, destacou que é uma tendência a atuação da corporação nos bairros, não ficando restrita sua presença nas áreas centrais. “Esse esforço faz parte de todo um conjunto de medidas que reforçam o caráter comunitário de atuação da Guarda Municipal nos nossos bairros. Nós temos o Centro como importância vital da nossa administração e da nossa atenção, mas nós não vamos esquecer do nosso trabalho feito nas nossas áreas mais carentes, nos bairros mais afastados da área central. E esse posto é a materialização dessa importância”, comentou.

Em seu discurso, o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, agradeceu aos vereadores Cassiá Carpes (PP), Cláudia Araújo (PSD) e Comandante Nádia (PP). Através de emendas impositivas, os três parlamentares conseguiram o recurso estimado em R$ 200 mil para a reforma do prédio. E aproveitou para elogiar a recomendação do prefeito Melo, de aproximar a corporação das comunidades. “A participação dos nossos vereadores, das nossas vereadoras e vereadores que possibilitaram a concretização desse sonho. Nós estamos trazendo a guarda por orientação sua, prefeito, de fato, para ser aquela entidade de segurança pública de proximidade, mais próxima da comunidade, e é claro, em conjunto com as nossas instituições estaduais [Brigada Militar e Polícia Civil]”, destacou Aragon.

O prefeito Sebastião Melo aproveitou a ocasião para comentar a queda nos índices de criminalidade na Capital, de acordo com o balanço divulgado pelo Governo do Estado nessa segunda-feira. Para ele, é preciso o Poder Municipal seguir trabalhando para buscar uma diminuição ainda maior dos números. “Tem que saudar sempre dessa redução. Agora, eu tenho para mim que esses índices precisam ser um pouco ampliados, porque tem aí questões de pequenos furtos começando pelo Centro, muito complicado. Então, a sensação de insegurança é enorme na cidade. Os avanços devem ser comemorados, acho que a questão [da redução nos roubos] dos carros, por exemplo, se deve muito a questão do cercamento eletrônico que a prefeitura investiu milhões desse processo e que está integrado com a Brigada Militar”, avaliou.

Além da nova sede do Comando Sul da Guarda Municipal, estão previstas inaugurações de postos avançados da corporação na Praça XV, no Centro Histórico, e em bairros como Restinga, Lomba do Pinheiro, Moinhos de Vento e Mário Quintana.