Operação da Polícia Civil prende quadrilha especializada em roubo de cargas de cigarro

Durante a operação, oito pessoas foram presas em flagrante

Foto: Polícia Civil / Divulgação / Rádio Guaíba

A Polícia Civil apreendeu, na manhã sexta-feira (27), uma carga de maços de cigarro, na Operação Abuse of Trust. O alvo era uma quadrilha especializada em roubo de cargas de cigarros clandestinos e roubados. O mandado de busca e apreensão foi realizado nas cidades Canoas, Esteio e Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante a operação, oito pessoas foram presas em flagrante. Segundo a Delegada Titular de Polícia do DEIC, Isadora Galian, a polícia realizava o trabalho de buscas em uma casa, onde foi localizada uma mulher que estava com os cigarros contrabandeados. “Esta mulher morava em uma das residências alvo da operação e estava com esse cigarro contrabandeado”, disse.

A mulher, que não teve a identidade revelada, foi presa em flagrante e conduzida até o Departamento Estadual de Investigações Criminais. A Polícia, agora, investiga a relação da mulher com a quadrilha.

Conforme a titular, cerca de cinco inquéritos policiais foram abertos para apurar os roubos de cargas. As investigações, que tiveram início no ano de 2022 após a prisão em flagrante feita pela Delegacia de Roubos de Cargas de três indivíduos. A Polícia não divulgou os nomes dos presos, mas a Rádio Guaíba apurou que a prisão em flagrante de Carlos Eduardo Padilha, Maico Ribeiro de Jesus e Rodrigo Cascaes Anacleto  possibilitou a polícia de investigar a associação criminosa.

Com a prisão dos criminosos, a polícia conseguiu analisar os telefones celulares e descobrir que o funcionamento da organização criminosa tinha como integrantes empresários, motoristas das empresas de cigarro, homicidas e outros autores imediatos, responsáveis pelos roubos.

Ao todo, cerca 119 policiais civis cumpriram 32 ordens judiciais, dentre os quais 22 mandados de busca e apreensão e 12 medidas cautelares de prisão. Durante a operação de hoje, a polícia apreendeu celulares e um revólver.