A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fez a migração de 118 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até 2024. A modernização dos equipamentos com tecnologia sem cabo (4G ou fibra) integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro. A qualificação proporciona um tráfego com menos congestionamento, principalmente nas vias mais movimentadas.
“Essa modernização é uma das nossas prioridades para qualificar o trânsito a partir de uma melhor comunicação da rede semafórica com a nossa central. Nos 118 pontos percebemos uma comunicação de 99% e isso nos auxilia na tomada de decisões para melhorar a fluidez”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Até agora, as sinaleiras que receberam o upgrade contemplam pelo menos 29 vias da cidade. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Farrapos, Cairu, Presidente Franklin Roosevelt, São Pedro, João Pessoa, Azenha, Venâncio Aires, Erico Verissimo, Aureliano de Figueiredo Pinto e Santana. Até março, haverá a atualização de 363 controladores em eixos importantes para o trânsito da Capital. A meta na primeira fase é aumentar de 62% para 90% o índice de comunicação nos controladores semafóricos desses eixos.
Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.
Confira aqui as vias que receberam os novos controladores.