Vendas de motos sobem 5,9% em novembro, diz Fenabrave

Foram 130,5 mil motos vendidas, uma queda de 5,2%

Foto: Arquivo

As vendas de motos tiveram crescimento de 5,9% no mês passado, comparado a novembro de 2022, representando 130,5 mil motos foram vendidas, queda de 5,2%. O balanço foi divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apontando um acumulado desde o início do ano de 1,45 milhão de motos foram vendidas no país, 17,8% a mais do que nos 11 primeiros meses de 2022.

Na interpretação da entidade, o desempenho reflete a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos não só mais baratos, mas também mais econômicos no consumo de combustível. Segundo o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, o resultado do mês passado poderia ser ainda melhor não fosse a seca que dificultou a navegação pelo rio Amazonas e seus afluentes, comprometendo o transporte das motos produzidas no polo industrial de Manaus, onde estão as montadoras.

Conforme o executivo, a restrição de crédito também limita as vendas nos segmentos de até 250 cilindradas. Ainda assim, a Fenabrave frisa que o mercado segue aquecido e com boa possibilidade de superar 1,6 milhão de motocicletas no ano.