Prefeitura de Porto Alegre lança programa com mais de 2 mil vagas em cursos de capacitação profissional

Serão 36 cursos e as inscrições encerram em 31 de janeiro de 2024

Os textos integram o pacote de medidas anunciado na semana passada pelo prefeito Sebastião Melo - Foto: Rádio Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta terça-feira, o Programa Capacita+Poa com a oferta de 2,7 mil vagas em 36 cursos profissionalizantes. As inscrições já estão abertas e vão até 31 de janeiro de 2024 para moradores da Capital que buscam o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.

Com início das aulas previsto para março de 2024, os cursos serão nas áreas de hospitalidade e gastronomia; gestão e comércio; infraestrutura; educação; saúde; design; tecnologia da informação e beleza. Adequados às exigências do mundo profissional, as aulas são focadas na aprendizagem prática e incluem desenvolvimento pessoal, como mentoria de carreira e competências socioemocionais. A área de atuação com maior número de vagas, de acordo com o Sine Municipal, é na área de Turismo.

O Secretário do Trabalho e Qualificação Profissional de Porto Alegre, Tiago Simon, explica sobre o estudo feito para o projeto e a perspectiva de continuidade nos próximos anos:

“Nós temos visto que o ensino técnico aumenta a rentabilidade, aumenta a renda, tem taxas de emprego maior, então todos estes fatores nos permitem apontar que este programa tenha sustentabilidade, ele continue ao longo do tempo”.

A apresentação dos dados das pesquisas realizadas no mercado de trabalho auxiliaram a construção do projeto, conforme explicou Tiago Simon: “o grande mérito deste programa de qualificação foi a construção, a partir da escuta, com entidades empresariais, com setor produtivo, com gestores de recursos humanos, com embasamento de dados  socioeconômicos muito fortes, e a partir daí se traçou um perfil da empregabilidade por setor de atividade na cidade muito importante”.

De acordo com dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o salário médio mensal de recém-admitidos na capital gaúcha é de R$2.080 e a renda média na cidade é de R$3.775, a segunda maior entre as capitais brasileiras.

Existe, neste programa, uma prioridade nas inscrições, o que significa que se houver mais solicitações do que vagas, valem os critérios de desempate. São eles, a prioridade de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica; situação de desemprego; quantidade de dependentes; idade igual ou inferior a 24 anos e idade igual ou superior a 60 anos.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou durante o lançamento do projeto, que as inscrições estão abertas e não cabem apenas a quem procura emprego formal, ou seja, de carteira assinada, e sim, para quem quer abrir um negócio:

“O nível de pessoas que entra numa empresa e saí é muito grande a rotatividade, ai se deve a várias razões, mas uma delas é que a pessoa quando entra, o patrão tem uma expectativa de qualificação profissional que ela acaba não entregando. E ela não entregando acaba sendo demitida ou pedindo demissão. Então a busca da qualificação, temos certeza que vai ter uma permanência maior, um salário melhor, e também, muitas dessas pessoas, até poderão passar por algumas empresas, mas elas também serão empreendedoras”.

As aulas serão de forma presencial na sede do Sine municipal e nas escolas Senac/RS. As inscrições podem ser feitas on-line, pelo link, ou de forma presencial na sede do Sine, na avenida Sepúlveda, s/nº, esquina com a avenida Mauá. Quem garantir a vaga terá incentivo de vale transporte e coffee-break.

 

Informações da Prefeitura de Porto Alegre:

O período de inscrições se encerrará em 31 de janeiro de 2024, às 18h, e a expectativa é de que as aulas de parte dos cursos comecem em março. Caso as inscrições não atinjam o número de vagas disponíveis, será aberta uma segunda janela de solicitações. Alunos que, eventualmente, se inscreverem e abandonarem o curso, não poderão fazer novos pedidos de inscrições nas janelas seguintes.

Cada candidato poderá optar, em ordem de preferência, por até três cursos diferentes no ato da inscrição. Se estiver habilitado e for selecionado, o candidato será chamado, primeiramente, para o curso na opção 1. Em caso de superlotação das turmas, respeitando-se os critérios de desempate, os candidatos poderão ser convocados para os cursos indicados nas opções 2 ou 3.

A relação dos candidatos selecionados será divulgada no site da prefeitura, a partir de fevereiro (ver cronograma completo abaixo), conforme o andamento da seleção para cada curso. Os alunos que tiverem a matrícula autorizada também serão avisados pelos contatos pessoais fornecidos no momento da solicitação de inscrição.

Entre os 36 cursos que serão ofertados, há opções de curta, média e longa duração. O de Design Gráfico, por exemplo, é de 264 horas, enquanto o de Boas Práticas em Comércio de Alimentos tem 12 horas. Também há aulas para o setor de tecnologia, com cursos de Desenvolvimento Back End com Java, Desktop Java e Phyton. O setor de serviços também será contemplado, com iniciativas para garçons, cabeleireiros, entre outras./////