A economia brasileira deve apresentar uma queda de 0,3% no terceiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, apresentando a primeira redução de atividade econômica desde o segundo trimestre de 2021, mas com um crescimento de 1,9% em relação ao ano de 2022. A expectativa é de analistas para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) que será divulgado nesta terça-feira, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A maior contribuição negativa é esperada vindo da agricultura (-5,1% em relação ao trimestre anterior; +9,4% em relação ao ano anterior), enquanto o setor de serviços deve desacelerar para +0,2% em relação ao trimestre anterior (+1,3% em relação ao ano anterior), em comparação com um crescimento de 0,7% no trimestre anterior. Na indústria, a expectativa é de um aumento de 0,9% em relação ao trimestre anterior, impulsionado pelo setor extrativo.
No entanto, há quem entenda que o destaque será a desaceleração do setor de serviços, que deve registrar crescimento anual de 1,3% — após registrar uma elevação superior a 2% nos primeiros seis meses do ano.