Biblioteca Pública do Estado passa por mudanças estruturais

Mudanças preveem também a criação da 'Gibiteca', que ficará no antigo espaço do Setor de Empréstimo

Foto: Secom

A Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) confirmou que a Biblioteca Pública passa por mudanças internas desde essa segunda-feira (4). Conforme a pasta, o setor de empréstimo estará fechado até o dia 15 de dezembro. A partir da segunda quinzena do mês, os leitores poderão acessar o novo espaço a partir da entrada principal, no térreo, com acesso pela Rua Riachuelo.

A diretora da biblioteca, Ana Maria de Souza, explica que a transferência do departamento tem como objetivo proporcionar mais conforto ao público e conectar os leitores com o espaço, além de destacar o empréstimo de livros. “Essa mudança visa oferecer vários benefícios ao público. Primeiro é a conexão com o prédio histórico e todo o processo de restauro que o Estado vem investindo nos últimos anos. Segundo, é oferecer mais comodidade, com o convite para que as pessoas permaneçam na biblioteca fazendo uma leitura prévia, bem acomodadas nas cadeiras e poltronas também recém-restauradas”, detalhou.

Outro benefício será a possibilidade de usufruir do serviço de empréstimo aos sábados. Também será possível consultar os títulos disponíveis, fazer o cadastro de novos sócios e realizar a leitura no local do acervo. “O terceiro benefício que queremos destacar é o atendimento ao público nos dias de sábado já que a entrada da General Câmara somente funciona de segunda a sexta. Há também outra comodidade que estamos implementando, que é a disponibilização da pesquisa ao catálogo a ser feito diretamente pelo público”, revelou.

As mudanças preveem também a criação da ‘Gibiteca’, que ficará no antigo espaço do setor de empréstimo. No local, os leitores poderão encontrar uma vasta coleção de gibis e revistas em quadrinhos. Segundo a diretora, o ambiente continuará sendo um espaço dedicado à leitura e à apreciação de histórias em quadrinhos. “Com isso pretendemos dar a Gibiteca um ambiente próprio e adequado ao público desse segmento. Não só o acervo, mas também um espaço para a realização de oficinas e os debates que acontecem ao longo de todo ano.”, revelou.

Para a realização desta mudança, serão instaladas novas estantes no andar principal da biblioteca, transferindo o acervo destinado ao empréstimo domiciliar para o espaço ao lado do Salão de Leitura da BPE. Os recursos para aquisição das novas estantes foram adquiridos pela Sedac, por meio do Departamento do Livro, Leitura e Literatura.

Os interessados em se associarem ao Setor de Empréstimo, devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência, além de pagar uma taxa única de R$ 10,00.

A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].