Forças de Segurança do RS realizam Operação Apropriattio, em combate a roubos de veículos na Capital

Onze mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão são cumpridos na manhã desta segunda-feira

Foto: Polícia Civil / Rádio Guaíba

Polícia Civil e Brigada Militar desencadearam, na manhã desta segunda-feira (4), ofensivas visando combater grupos criminosos que praticam roubos de veículos em diferentes pontos da Capital. Os alvos da Operação Apropriattio são responsáveis por invadir residências e comércios, fazendo uso da violência com ameaças e extorsão contra as vítimas. A Operação Apropriatto cumpre 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão na manhã desta segunda-feira.

Conforme a delegada Caroline Jacobs, titular da Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos, que liderou a operação, o foco da operação é um roubo praticado em abril, no bairro Cel Aparício Borges, na zona Leste. A ocorrência foi registrada somente em junho deste ano, devido a ameaças por parte dos bandidos.

“Os criminosos invadiram a residência, lesionaram a vítima, exigiram a chave do veículo, o documento e levaram o veículo, além de ameaçar a dona para não registrar a ocorrência, tanto que ela levou dois meses até realizar o registro. Depois de feito o registro, o veículo foi recuperado na posse de um familiar desses criminosos que haviam roubado o veículo. E nesse momento em que o veículo foi recuperado, os criminosos que haviam cometido o roubo se dirigiram novamente até a casa da vítima, coagindo-a de modo que retirasse a queixa”, explicou.

Ainda conforme a delegada, uma nova denúncia foi realizada e os criminosos foram presos em flagrante. Eles possuem antecedentes por roubo, homicídios, tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa, receptação, corrupção de menor.

Já no bairro Guarujá, na zona Sul, quatro comparsas roubaram um veículo no final do mês de julho e, em seguida, assaltaram uma residência. Os autores possuem antecedentes por roubos, furtos, receptação, adulteração de sinal identificador de veículos e associação criminosa.

No bairro Hípica, em agosto, houve o roubo de um veículo de aplicativo. O autor é responsável por diversos roubos na região, possuindo diversos antecedentes policiais por crime semelhante.

Em setembro, no bairro Bom Jesus, na zona Leste, criminosos invadiram uma oficina mecânica e roubaram 3 veículos, mantendo os funcionários amarrados no banheiro do estabelecimento.

Na zona Norte da capital, também em agosto, 3 indivíduos roubaram dois veículos, um no bairro Sarandi e outro no Itú/Sabará. Dois deles foram identificados, além de uma mulher envolvida na receptação de um deles. Os dois homens já se encontram presos e possuem diversos antecedentes policiais por roubo majorado.

Diminuição histórica em indicadores

Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), outubro teve o menor número de roubos de veículos para qualquer mês dos últimos 13 anos. Ao todo, foram registrados 86 casos na capital, o que representa uma queda de 42,5% em relação a outubro de 2022, quando foram computadas 150 ocorrências.