A Operação Esforço Concentrado autuou dois estabelecimentos comerciais entre a sexta-feira (1) e o domingo (3), em Porto Alegre. De acordo com a Guarda Municipal, responsável pela força-tarefa, ambos precisam regularizar o alvará de funcionamento para voltar a operar.
O primeiro, localizado no Centro Histórico, é um bar com exploração de jogos. Já o segundo fica no bairro Partenon e oferece entretenimento com música aos clientes. Os proprietários podem ser alvo de interdição e multa em caso de reincidência.
De acordo com o Comissário Zottis, secretário adjunto de Segurança, ambos os casos tiveram a regra da ‘dupla visita’. “A Esforço Concentrado atuou neste final de semana em diversos bairros de Porto Alegre, além dos decretos municipais específicos do bairro Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Primeiramente, a fiscalização notifica sobre o problema e depois, no segundo momento, dentro da legalidade já está a questão da autuação administrativa”, explicou.
Um terceiro estabelecimento, localizado no bairro Passo das Pedras, foi notificado por falta de alvará. O proprietário terá 30 dias para regularizar a situação, evitando sanções administrativas.
A ofensiva é realizada pela Guarda Municipal de forma permanente nos fins de semana e tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores da vida noturna da Capital. Além das ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, a operação monitora os locais de maior movimentação nas madrugadas.